Todo mundo sabe que o vinho é feito da uva. Mas o que nem todo mundo sabe, é que na “vinificação” (nome do processo de fabricação do vinho), o vinho pode ser feito a partir de dois tipos diferentes de uvas: viníferas e não-viníferas.
As uvas viníferas não são boas para o consumo alimentar, pois elas são amargas e adstringentes demais. Mas, são excelentes para a fabricação do vinho, pois a sua casca possui bons elementos químicos naturais para a produção do vinho. Por isso, os vinhos produzidos a partir delas são conhecidos por ter uma alta qualidade no seio do estudo sobre a bebida. Aliás, em certos países, principalmente no “velho mundo” (Itália, Espanha, França etc), é proibida a fabricação de vinho que não seja a partir de uvas viníferas.
São exemplos de uvas viníferas: Tintas: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Tempranillo, Merlot, Syrah, Pinotage, Pinot Noir, Tannat, entre outras; Brancas: Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling, Pinot Grigio, Prosecco, Sémillon, dentre outras…
O vinho também pode ser produzido a partir de uvas normalmente utilizadas na nossa alimentação, que são as uvas não-viníferas. Por sinal, esse tipo de produção é muito comum aqui no Brasil, tendo recebido o título de “vinho de mesa”. É o típico “vinho da casa” que tem nos restaurantes. Geralmente, os vinhos de uvas não-viníferas são suaves (doce).
Esse tipo de vinho é criticado por alguns especialistas (sommeliers / enólogos), pois alegam que o aroma e sabor da uva não-vinífera é tão forte, que mascara outros aromas e sabor que o vinho possa apresentar, por exemplo: couro, maçã, frutas cítricas, chocolate, baunilha, etc.
São exemplos de uvas não-viníferas:
Isabel, Niágara, Itália, Rubi, Thompson (conhecida como uva sem semente).
Agora, que tal você conferir a diferença? Uma dica: para escolher seu vinho, basta prestar atenção à uva, que normalmente está presente no rótulo do vinho ou no contra-rótulo (que fica na parte de trás da garrafa). Siga os exemplos de uvas citadas acima. Boa sorte!
Muito bom bem detalhado,vai me ajudar nas pesquisas que tenho que fazer para a aula de Enologia
ResponderExcluirExcelente explicação.
ResponderExcluirExcelente explicação.
ResponderExcluirGOSTEI DA APRESENTAÇÃO. FOI MUITO ESCLARECEDOR.
ResponderExcluirobrigado.
ResponderExcluirMuito bom os esclarecimentos.
ResponderExcluir